Select Page

Yoga – o que é ioga?

yoga

Por Sri Chinmoy, do livro Meditação, Yoga e a Arte de Viver: a Aventura da Vida

 

O que é Yoga?

Yoga é união. É a união da alma individual com o Eu Supremo. Yoga é a ciência espiritual que nos ensina como a Realidade Última pode ser encontrada na vida.

 

O Yoga e a vida

Sem Yoga não há autodescoberta. Yoga não é uma religião. Yoga é a Verdade Universal. É a verdade tradicional da Índia. Yoga é a experiência mais importante da vida. O verdadeiro Yoga e a vida caminham juntos. Elas não podem ser separadas. Caso tente separá-las, falhará. O Yoga e a vida são tão inseparáveis quanto o Criador e a criação.

Qualquer um pode praticar Yoga. Yoga é independente de idade. Porém é preciso saber o que realmente é Yoga. Algumas pessoas infelizmente acreditam que Yoga trata de posturas físicas e exercícios de respiração. Elas não poderiam estar mais enganadas. Essas posturas e exercícios são níveis preliminares e preparatórios que levam à concentração e meditação. Essas, sim, podem nos legar a uma vida mais profunda, elevada e completa.

Hatha Yoga [posturas e exercícios físicos] é o ponto de início. Praticar Hatha Yoga é como estudar no jardim de infância, ao passo que a concentração, meditação e contemplação são os cursos de nível superior. Mesmo que não estude no jardim de infância, você poderá chegar à universidade. Alguns alunos brilhantes conseguem pular algumas séries. Eles não precisam passar pelo jardim de infância. Simplesmente começam no ensino fundamental e seguem adiante. Mas, se você não começar, como alcançará o seu destino? O que a Hatha Yoga nos ensina nós aprenderemos de bom grado, mas não devemos dar uma importância exagerada a esse pequeno ramo da enorme árvore do Yoga.

Caso o seu corpo não seja forte o bastante, hoje acabará tendo dor de estômago, amanhã terá dor de cabeça e depois de amanhã ainda outro problema. Naturalmente, não conseguirá se concentrar e meditar. Por isso é importante manter o corpo em forma. Os asanas de Hatha Yoga são bem melhores para o corpo que os exercícios intensos feitos no ocidente. Os asanas harmonizarão o seu corpo, contanto que não os faça em demasia. Além disso, se os asanas forem feitos de forma muito dinâmica, eles poderão incitar sentimentos agressivos. Todavia, quando os fizer corretamente você ficará com uma vibração suave, sutil, gentil.

Hatha Yoga pode nos ajudar um pouco espiritualmente, mas temos de saber em que ponto estamos na nossa jornada espiritual. Caso estejamos muito inquietos, poderemos fazer exercícios de Hatha Yoga no início, para aprendermos a nos sentar em silêncio e calma. Contudo, caso não sejamos vítimas constantes da inquietação, mesmo que sejamos completos principiantes, o Hatha Yoga não será necessário. Quando entramos na meditação, automaticamente alcançamos um estado de calma e silêncio. Ao praticar exercícios de Hatha Yoga sentimos que estamos regulando e disciplinando as nossas vidas. Mas quando meditamos corretamente e a energia-vida entra em nós através da meditação, automaticamente a nossa vida fica disciplinada. A Paz e Luz divinas de que precisamos nós nunca, nunca obteremos com o Hatha Yoga. Portanto, será bom se quiser fazer asanas por cinco ou dez minutos diariamente, para deixar o seu corpo em forma. Mas, se quiser fazer Hatha Yoga por duas horas antes de meditar, será um completo desperdício de tempo.

*

O que é Yoga? Yoga é auto-conquista. Auto-conquista é Deus-realização. Aquele que pratica Yoga faz duas coisas ao mesmo tempo: ele simplifica a sua vida inteira e obtém um acesso livre ao Divino.

Não é possível fingir no campo do Yoga. Nossa aspiração deve ser genuína. Nossa vida deve ser integralmente genuína. Nada é impossível para um aspirante ardente. Um Poder superior guia os seus passos. A Vontade adamantina de Deus é a sua mais segura proteção. Não importa por quanto tempo ou quantas vezes ele erre, o aspirante tem o direito de retornar ao seu lar espiritual. A sua aspiração é uma chama ascendente. Sem fumaça, ela não precisa de combustível. Ela é o alento da sua vida interior, levando-o às margens do Além Dourado. O aspirante, com as asas da sua aspiração, alça voo para o reino Transcendental.

Yoga é união. União com quem? União com Deus. Praticando Yoga, ou seja, disciplina espiritual, unimo-nos com Deus.