Select Page

Meditação da mulher


.

Seja na arte ou na literatura,

Seja na erudição ou ensinando,

Seja na administração e comércio,

Seja em serviços para a sociedade,

Seja como esposa e na maternidade,

Seja em buscas filosóficas ou na aspiração religiosa,

Ou mesmo na realização espiritual – a mulher é destinada pelo Supremo a trazer a Perfeição Divina à terra. Toda esfera e aspecto da terra, suas necessidades mais grotescas ou suas nuances mais sutis, devem sentir o toque da emanação radiante da mulher.

 

 

 

meditacao da mulher flor rosa

Meditação da mulher

Poemas, aforismos, histórias e meditações

textos de Sri Chinmoy

Abaixo segue uma seleção de textos de Sri Chinmoy, contos, perguntas e respostas, conversas com mulheres, mães e filhas, aforismos e meditações da mulher, tudo num sentido estritamente espiritual.

Ao final também há uma série de meditações da mulher, onde ela conversa com o Divino, sempre com iniciais maiúsculas.

A pureza da mulher

Pureza é a consciência da Mãe Divina. Deus é um; mas na forma feminina Ele é a mãe, na forma masculina Ele é o Pai. … Homens e mulheres têm suas próprias boas qualidades particulares e suas próprias fraquezas particulares.

-Sri Chinmoy Primer, p.107-109

 

Pergunta: Há alguma técnica diferente para homens e para mulheres, quando se fala em meditar por pureza?

Sri Chinmoy: Quando as meninas meditam por pureza, devem respirar pela narina esquerda por alguns segundos. Quando você respira pela narina esquerda, será mais fácil trazer pureza para o seu organismo. E, se os meninos puderem respirar pela narina direita, será mais fácil desenvolver pureza. A narina esquerda é da suavidade, do doce e suave fluir interior; a narina direita é do poder e dinamismo. Dessa forma as meninas podem desenvolver pureza e os meninos podem desenvolver pureza.

-Sri Chinmoy Speaks 8, p. 1

Qualidades anímicas do homem e da mulher

Os homens e as mulheres têm qualidades anímicas diferentes para manifestarem. Quando você olha uma pessoa, sua aparência geral deve dar imediatamente a impressão masculina ou feminina. O homem e a mulher são como a mão direita e a mão esquerda. A mão direita deve fazer o papel da mão direita, e a mão esquerda, deve fazer o papel da mão esquerda.

mensagem da mulher pureza
heroína mulher

Para nos erguermos vitoriosos após cada provação, precisamos da coragem interior.

Coragem interior é a constante aceitação e satisfação da Vontade de Deus.

Sri Chinmoy

Uma mulher-heroína

A História de Gandhi Buri

do livro As Asas da Alegria

A coragem é a expressão exterior de nossa vontade interior inabalável. Da sua aspiração você obterá coragem ao sentir-se um herói-instrumento escolhido do Supremo. A própria palavra “herói”, a idéia do heroísmo, poderá lhe trazer coragem. E a aspiração é, em si, coragem. Apenas uma pessoa corajosa pode aspirar. Quando temos aspiração, possuímos coragem interior. Contra essa coragem interior, a morte luta em vão.

Na época do domínio britânico sobre a Índia, havia uma certa mulher muitíssimo patriota. Ela era uma grande admiradora do notável líder indiano Mahatma Gandhi – esse nome era um mar de inspiração para ela. Apesar de seus setenta e três anos de idade, ela fez muitas coisas patrióticas que inspiraram as pessoas com a esperança de afastar os britânicos do país. Por mérito de sua admiração por Mahatma Gandhi, o povo a chamava Gandhi Buri, sendo que buri significa “senhora de idade”.

Em 1942, Mahatma Gandhi foi preso e toda a Índia ficou furiosa. Por toda a nação, houve procissões que clamavam “Deixem a Índia”, a mensagem de Gandhi para o governo britânico. No dia seguinte à prisão de Gandhi, Gandhi Buri engajou-se numa marcha até um posto policial. As pessoas nessa procissão queriam tirar a bandeira britânica e içar a bandeira indiana no mastro sobre o prédio policial.

A polícia posicionou-se no meio do caminho e avisou aos protestantes que, se chegassem mais perto, seriam alvejados. Todos os integrantes pararam, exceto Gandhi Buri, que tomou a bandeira indiana de um dos protestantes e correu em direção ao prédio. De início, os policiais riram dela, mas depois gritaram: “Já basta! Vá embora, velha. Não queremos matá-la.”

A resposta instantânea de Gandhi Buri foi: “Matem-me! Eu não tenho medo; eu quero libertar a minha Mãe Índia!”

Correndo, ela seguiu em direção à escadaria que levava ao terraço do posto policial. Antes de alcançar a escada, a polícia atirou. Ainda segurando a bandeira em sua mão direita, Gandhi Buri cantou o hino do movimento de independência da Índia, “Bande Mataram, Bande Mataram, Bande Mataram” – “Mãe, eu me curvo a ti,” e então morreu.

Essa senhora era tão corajosa que deu a vida pelo seu país. Daquele dia em diante, muitas das pessoas naquela procissão dedicaram suas vidas à libertação da Índia.

Se formos bastante sinceros para buscar em nosso interior e sentir que a coragem nos pertence, a todo momento florescerá a coragem interior. Utilizando nossa vontade adamantina, que está facilmente à nossa disposição, podemos triunfar sobre a própria morte.

Homem e Mulher

Deus é ambos, masculino e feminino. Ele está Se expressando como feminino através da natureza, como Prakriti. Ele está Se satisfazendo como masculino através de Purusha, o Não Manifesto. Nós vemos Deus ao nosso redor em Sua Forma universal. Se formos profundamente dentro de nós, vemos que isso é o Seu aspecto feminino. Se formos acima para o mais Elevado, o Infinito Absoluto, lá veremos Deus como masculino. Mas temos que saber que o aspecto universal não é, de forma nenhuma, inferior ao aspecto transcendental; ambos têm igual importância. Deus está agradando a Si próprio em Sua criação, na forma masculina e feminina. Ambos são absolutamente necessários para satisfazer o jogo cósmico.

No caso de homem e mulher, esposo e esposa, o masculino tem que fazer a parte da sabedoria e da paz interior e, o feminino, fazer a parte da dedicação e amor. Isso não significa que o homem não terá nenhum amor e dedicação. Não! Mas no seu caso, essas duas qualidades divinas de sabedoria e paz vêm primeiro, e depois vem o amor e dedicação. Amor e dedicação não são de jeito nenhum, inferiores à sabedoria e paz; eles têm que andar juntos, estar associados. Se for sincero o suficiente, o homem deve sentir que todo o seu sucesso depende da inspiração consciente ou inconsciente da mulher, do anseio divino da mulher. Se a inspiração da mulher for consciente, então o sucesso do homem se torna mais rápido. Mas, ‘feminino’ não quer necessariamente dizer mulher; ‘feminino’ é o aspecto feminino do Supremo. Então, a inspiração do homem pode não vir de sua esposa. O aspecto feminino do cosmos entra no masculino na forma de inspiração e o faz ter sucesso. Se ele não obtiver sucesso em satisfazer o Divino ou em realizar o Divino, não será melhor do que um animal. Então, todo o seu sucesso depende do feminino. Similarmente, a mulher não existe sem o aspecto masculino de Deus; sua vida não seria necessária ou significativa. Um complementa o outro, como almas complementares. Ambos são de enorme importância.

mulheres e homens meditando
mulher bhagavad gita krishna

Um breve comentário sobre a importância da mulher – Bhagavad Gita

Com uma arma moral após a outra, Arjuna atacou Sri Krishna. Ele estava determinado a descartar suas armas de guerra para sempre. Arjuna começou a sua filosofia com a correta predição da carnificina de seus compatriotas, da terrível calamidade da destruição da família. Ele enfatizou que, quando a virtude se perde, a família fica presa firmemente sob as algemas do mal. E tudo isso se dá por conta da falta de licitude. Quando a ilicitude predomina, as mulheres da família ficam corrompidas. Com as mulheres corrompidas, a confusão de castas começa a surgir.

shakti feminino

A Yoga da Shakti

Kundalini Yoga é a Yoga da Shakti, o poder da Deusa divina. Nós temos que valorizar o aspecto Mãe e ver a Mãe espiritual em cada mulher.

Houve um tempo quando as pessoas costumavam dizer que as mulheres não eram feitas para a vida espiritual. Esse tempo já passou. Agora é claro que homens e mulheres aspiram igualmente bem. A mulher não pode jamais ser um obstáculo ao progresso do homem, uma vez que o homem dê o devido valor à aspiração da mulher. A aspiração e dedicação da mulher podem perfeitamente bem caminhar com a aspiração e a dedicação do homem. Na Kundalini Yoga, é a Mãe, a Mãe Divina, que preenche e libera. Quando a Mãe Divina libera o homem e a mulher das redes da ignorância, ela sente que seu papel está cumprido. Kundalini é o poder da Shakti e cada mulher representa a Shakti transcendental, o Poder-Mãe.

É através de nossa entrega de alma à Mãe Suprema em nós, que podemos liberar nossa existência terrena e nos libertar da ignorância. É através de nossa entrega constante à Vontade da Mãe Suprema em nós que podemos satisfazer a nós mesmos.

Há várias estradas a seguir mas, todas nos levam à mesma Meta maior. Do que precisamos é sinceridade. Do que precisamos é pureza. Do que precisamos é um consciente e constante clamor interior. Então a Meta, a Meta transcendental, estará ao nosso alcance.

Igualdade entre homem e mulher

Pergunta: Qual a sua visão sobre a igualdade dos sexos?

Sri Chinmoy: Deus é ambos, masculino e feminino. Ambos, homens e mulheres, são de igual importância aos Olhos de Deus. Ambos, homens e mulheres, deveriam marchar juntos em direção ao seu Destino comum. As mulheres não precisam ficar para trás; elas podem correr com toda a alma, devotadamente e rapidamente. E também as mulheres não devem ficar sempre sob o controle dos homens; devem se erguer sobre seus próprios pés. Mas, embora o homem e a mulher sejam igualmente importantes, eles não precisam desempenhar o mesmo papel. Se tomarmos o homem como a Face de Deus, temos que tomar a mulher como o Seu Sorriso. Se virmos um rosto sem um sorriso, não gostamos dele. O sorriso imediatamente conquista o nosso coração. Mas, se não houver uma face, como poderá haver um sorriso?

igualdade homem mulher meditar
meditação para mulheres

Meditações – Deus e a mulher

 

Como filha de Deus

 

Você nasceu

Como filha de Deus.

Você vive

Como filha de Deus.

Você ensinará ao mundo

Como filha de Deus.

Você pode e irá

Transformar

A face do mundo inteiro

Como filha de Deus.

 

 

Pai, o que nunca para?

 

Pai. O que nunca para?

Filha, o horizonte nunca para.

Pai, quem nunca para?

Filha, o pedinte que deseja nunca para.

Pai, o que sempre começa?

Filha, a vida-alma.

Pai, quem sempre começa?

Filha, a criança-aspirante.

Pai, eu sou uma criança aspirante?

Filha, você é muito mais que isso.

Você é uma Deus-manifestada princesa.

 

 

Filha, você é

 

Embora eu seja finita,

Eu não sou sua, Pai?

“Filha, você é.”

Embora eu coma ignorância,

Eu não sou sua, Pai?

“Filha, você é.”

Embora eu esqueça de amar Você,

Eu não sou sua, Pai?

“Filha, você é.

Minha doce filha, você é.”

 

 

Você valoriza alguma coisa minha?

 

Pai, você valoriza as minhas lágrimas-sacrifício?

“Não, Filha, não!”

Pai, você valoriza o meu sorriso-sacrifício?

“Não, Filha, não!”

Pai, você valoriza o meu amor-sacrifício?

“Não, Filha, não!”

Pai, diga-me, Você valoriza alguma coisa minha?

“Sim, Filha, sim!

Eu valoriza apenas uma coisa, uma coisa:

Sua realização-unicidade com a Vida da Minha Eternidade.”

 

 

Eu amo você

 

Pai, eu amo Você.

Filha, isso não basta.

Pai, eu amo Você apenas.

Filha, isso não basta.

Pai, eu preciso de Você.

Filha, isso não basta.

Pai, eu preciso somente de Você.

Filha, isso não basta.

Por que você Me ama?

Por que você precisa de Mim?

Eu amo Você, eu preciso de Você

Porque Você, somente Você é

O Todo da Minha Eternidade.

 

 

Sri Chinmoy, Three hundred sixty-five Father's Day prayers

Beleza Suprema da Natureza

 

Uma bela mulher é a beleza da natureza.

Uma criança alegre é a beleza da natureza.

Uma flor plena de alma é a beleza da natureza.

Um homem pensador é a beleza da natureza.

Mas

Um silêncio de destinado-transe

É a Beleza Suprema da natureza.

 

No coração de cada mulher

God is the supremely delightful hunting ground located in the inmost recesses of each woman’s heart.

Deus é um campo de caça supremamente deleitoso localizado nos mais profundo recônditos do coração de cada mulher

 

Pai e filho

“Pai, as mulheres são indiferentes e os homens insinceros. E Você?”

“Filho, Eu sou piedoso, todo-misericordioso.”

Uma mulher que se doa

Não aja como uma mulher lamuriosa!

Deus não precisa

De uma mulher que se lamenta.

Ela é uma falha abissal de Deus.

Aja como uma mulher que se doa.

Deus não pode existir sem ela

Nem por um fugaz segundo.

Deus diz precisar dela sempre;

Ela é indispensável.

Devo dizer,

Deus nesse momento é realmente sincero;

Ele supremamente quer dizer isto.

E mais:

Deus pode ficar

Até mesmo sem sua Deus-consciência,

Mas

Não sem a luz-doação da mulher.

 

Homem, tema a mulher

Sri Ramakrishna disse:

Homem, tema a mulher.

A Mãe Kali disse:

Seu conselho necessita de alguma explicação.

Mãe, o que eu quis dizer foi isso:

Homem, tema o humano na mulher.

Filho, ainda assim não está muito claro para mim.

Mãe, deixe-me simplificar para você.

O que eu quis dizer foi:

Homem, não use os seus olhos humanos para ver e corromper

O divino na mulher.

Filho, agora eu entendo a sua filosofia.

Ela é simplesmente fascinante,

Divinamente iluminadora,

Supremamente preenchedora.

 

Ela era a Autoridade suprema

Ela era uma mulher de beleza estonteante.

Ela começou sua carreira

Como a Rainha do universo.

Ela era a Autoridade suprema

Na falha humana

E

Na Perfeição divina.

meditação para beleza

Meditação para mulheres

Se quiser ler mais sobre o tema, podemos recomendar outra página sobre a meditação da mulher.