Select Page

Como saber se estou meditando bem?

“Os esforços-aspiração sempre proporcionam resultados-satisfação. Por vezes, pode levar algum tempo, mas os resultados são absolutamente inevitáveis.”

  • Sri Chinmoy
meditando bem

Você está mais do que pronto agora, porque o seu pássaro-aspiração está voando bem acima das nuvens de confusão de sua mente, que o escravizam e o cegam.

Sri Chinmoy

O que é uma boa meditação?

Muitas vezes, os buscadores perguntam como podem afirmar se estão meditando corretamente ou se estão apenas se iludindo ou tendo alucinações mentais. É muito fácil saber. Se você estiver meditando corretamente, terá uma alegria interior espontânea. Ninguém trouxe nenhuma notícia boa, ninguém lhe deu presentes, ninguém o apreciou ou o admirou, ninguém fez nada por você. Mas você tem um sentimento interior de alegria. Se isso acontecer, saberá que está meditando da maneira correta. No entanto, se sentir uma perturbação ou tensão mental, saberá que a meditação que está praticando não é apropriada para você.

Se você estiver passeando por uma alucinação mental, sentirá que existe paz no interior e agitação no exterior. Você anseia por paz, luz e bem-aventurança, mas exteriormente está sentindo uma turbulência vulcânica. Se estiver tendo uma meditação verdadeira, uma meditação sublime, com certeza sentirá paz interior e exterior. Se estiver meditando com a alma, você sentirá a sua existência eterna. Sentirá que é da Eternidade e para a Eternidade. Você não consegue obter esse sentimento através uma alucinação mental.

Há outra maneira de saber. Se você estiver entrando num plano mais elevado, sentirá que o seu corpo está ficando muito leve. Embora você não tenha asas, sentirá que quase pode voar. De fato, ao atingir um mundo muito elevado, você verá um pássaro dentro de si mesmo, que pode facilmente voar, exatamente como os pássaros de verdade.

Se for a sua imaginação, você terá um sentimento muito doce por alguns minutos. Então, imediatamente pensamentos obscuros e frustrantes aparecerão. Você dirá: “Eu estudei muito, mas não fui bem na prova”, ou “Hoje no escritório eu trabalhei muito, mas não consegui agradar ao meu chefe”. Essas forças negativas, na forma de frustração, aparecerão imediatamente. Ou a dúvida vai entrar, e talvez você diga: “Como posso meditar tão bem se ontem mesmo fiz tantas coisas erradas? Como Deus poderia estar satisfeito comigo? Como é que eu poderia estar tendo uma meditação elevada?” Entretanto, se for uma meditação realmente elevada, você sentirá que a sua existência inteira, como um pássaro divino, está voando para o alto, para o mais alto, para o altíssimo. Ao ter esse sentimento, não haverá pensamentos tristes, ideias frustrantes e dúvida. Você estará voando no céu de deleite, onde tudo é alegria, paz e bem-aventurança.

Você também pode saber se teve uma boa meditação pelo modo como se sente depois. Se a paz, a luz, o amor e a alegria vieram à tona como resultado da sua meditação, você saberá que meditou bem. Se tiver um sentimento bom pelo mundo, se encarar o planeta de uma maneira amorosa apesar das enormes imperfeições que ele tem, você saberá que a sua meditação foi boa. E, se você tiver um sentimento dinâmico logo depois da meditação, se sentir que veio ao mundo para fazer algo e se tornar algo – transformar-se na própria imagem de Deus e tornar-se Seu instrumento dedicado – isso indicará que teve uma boa meditação. Mas o modo mais fácil de saber se teve uma boa meditação é sentir se a paz, a luz, o amor e o deleite vieram à tona a partir do interior.

Como sei se estou meditando corretamente?

Textos de Sri Chinmoy do livro Meditação

 

A meditação muda a nossa aparência

P: Se a nossa meditação da manhã for boa e conseguirmos um pouco de paz, luz e bem-aventurança que possam ser mantidas conosco o dia inteiro, isso será percebido pelas outras pessoas?

R: Se você conseguir algo em sua meditação, seus amigos e colegas vão perceber alguma coisa agradável, suave, bela, iluminadora e brilhante em você. A paz, luz e bem-aventurança entraram através de sua alma na sua consciência física. Quanto mais elevada e mais profunda for a sua meditação, e quanto mais você tiver recebido, mais a sua face e o seu exterior irão brilhar e reluzir. Depois de meditar, olhe-se num espelho. Você verá a diferença entre o que você é agora e o que era uma hora atrás. Essa diferença física óbvia se deve ao fato de que a sua consciência física está manifestando a luz da sua alma. Até mesmo quando andar na rua, você espalhará essa luz. É como um perfume que você possui em seu interior. Na verdade, você não o está utilizando. Você apenas o guarda, mas ele está oferecendo a sua fragrância. Nessa hora, o mundo da aspiração e até mesmo o mundo do sofrimento, da depressão e do desespero certamente verão alguma coisa em você. E eles tentarão segui-lo – às vezes com relutância, às vezes com alegria, às vezes com cobiça. No entanto, de uma maneira ou de outra, eles tentarão segui-lo.

Você não precisa dizer centenas de vezes aos outros como a meditação mudou a sua vida. Só deixe que eles o vejam num dia em que meditou bem e noutro em que não teve uma boa meditação. Quando meditou bem, eles verão uma enorme mudança em você. Sua simples presença irá inspirá-los.

meditando corretamente
como meditar corretamente

Estou meditando demais?

P: Como posso saber se estou meditando demais?

R: Se estiver meditando demais – ou seja, além da sua capacidade – você sentirá uma espécie de tensão ou dor na região do terceiro olho. Talvez também assuma uma postura arrogante, sentindo: “Sou tão divino e perfeito, e o resto do mundo não é divino nem perfeito”. Se você estiver tentando atrair a paz, luz e bem-aventurança das alturas em medida além da sua capacidade, talvez não sinta mais nenhuma alegria ou satisfação nas suas atividades mundanas. Você pode sentir que a sua existência terrena é inútil e insignificante. Se tiver esse tipo de repulsa ou depressão que o motiva a abandonar o mundo, talvez esteja tentando meditar além da sua capacidade.

 

P: Quando medito, eu perco energia e fico cansado. Seria porque estou meditando demais?

R: Não. Se você está perdendo energia ao meditar, significa que a sua meditação está incorreta. Se meditar corretamente, você ganhará energia. A meditação é uma maneira de conquistar energia, luz e bem-aventurança infinitas. Porém, se o método usado estiver errado, você perderá energia ao invés de ganhar.


Quando você está meditando muito bem, talvez sinta que está fazendo isso espontaneamente – obtendo energia não só pelo seu nariz, mas também através da sua cabeça e de outros lugares. A energia está disponível em todos os lugares, e essa energia universal quer entrar em você por meio de várias portas. É evidente que, quanto mais energia puder trazer para dentro de si, mais elevada será a sua meditação.

Como saber se estou meditando corretamente?

Veja também como meditar corretamente.