Select Page

Como fazer meditação

por Patanga Cordeiro

Para um iniciante, a pergunta “como fazer meditação” pode ser a mais lógica de todas. E pode ser a mais difícil de responder também.

Por quê? É porque ninguém pode ensinar você a meditar. A meditação é um ponto de vista interior, uma consciência interna e mais elevada que fará com que compreenda a realidade em uma totalidade maior do que na sua percepção comum. É um dos possíveis motivos porque a meditação consegue trazer muitas (e rápidas) mudanças na vida de quem começa a fazer meditação. Por isso é que podemos dizer que meditação não são técnicas, não é uma ciência e nem uma arte. Meditação é um despertar interior, uma autodescoberta.

Um Mestre espiritual, ele sim pode ensiná-lo a meditar – mas não será através de palavras ou técnicas. Em silêncio, ele entra no seu coração e ensina o seu coração a meditar na sua realidade interior. É uma coisa que palavras ou presença física não conseguem fazer. Essa é uma capacidade que só alguém que alcançou a realidade última pode nos oferecer.

No entanto, são justamente as técnicas e dicas que nos dão uma referência, um ponto de início para chegarmos num estado meditativo e aprendermos como fazer meditação por fim.

Depois das dicas abaixo deixamos três exercícios selecionados. Você pode escolher outros exercícios que temos no site também.

 

Como fazer meditação em casa?

Tenha um local especial designado para isso. Quando você entra num templo, numa igreja, etc, você sente algo especial, não sente? É claro que sim. Igualmente, se você tiver um cantinho no seu quarto que seja só para fazer meditação, esse lugar vai em breve lhe trazer essa sensação meditativa. Mesmo durante o dia, ao passar o olho pelo local, você se lembrará das suas metas, da sua experiência de meditação, e isso também será inspirador.

Você pode ter uma mesinha ali, ou uma prateleira. Use quem sabe um pano limpo e bonito, e coloque ali o que for usar na meditação – flores, vela, incenso, a foto do seu Mestre espiritual (se tiver um), etc. O incenso, a chama da vela e as flores inspiram muita pureza, luminosidade e o nosso anseio interior por elevação – e ver a imagem física dessas coisas nos inspirará a sentirmos tais qualidades dentro de nós.

 

Como fazer uma meditação correta: dicas

  • Esteja bem desperto – ao meditar de manhã cedo, tome uma ducha ou ao menos lave bem o rosto, orelhas, braços, etc.
  • Medite cedo ­– quanto mais tarde acordar para meditar, mais difícil será. Se possível comece a sua meditação antes das 6h da manhã
  • Olhos abertos ou fechados? – medite sempre com os olhos entreabertos. É como se estivesse de olhos abertos, mas com a pálpebra bem relaxada. Assim, você fica atento, dinâmico, desperto, mas ao mesmo tempo com um olhar mais interiorizado. De olhos fechados, muitos acabam dormindo ou imaginando coisas ao invés de fazer meditação
  • Medite todos os dias ­– essa é uma das principais dicas. Quando quer aprender algo, você tem que fazer com frequência, certo? Igualmente, a disciplina diária da meditação dará frutos em uma semana ou um mês, contanto que você faça todos os dias.
  • Mais dicas para meditar corretamente

 

Técnicas para iniciantes

Seguem três técnicas do livro 222 Técnicas de Meditação, de Sri Chinmoy, para praticar a meditação no coração (no sentido espiritual do termo)


Você não é nada além do seu coração | Sinta que não tem braços, nem nariz, nem olhos, nem orelhas: você não tem nada além do coração. Esse coração não precisa estar no centro do seu peito; ele pode estar na sua testa ou em qualquer outro lugar.

Tente sentir que toda a sua força, toda a sua determinação e poder-vontade estão num lugar em particular, aqui, dentro do seu coração. Sinta que você não existe, a não ser nesse pequeno local. Você não tem olhos, não tem nariz, não tem mais nada. A intensidade virá apenas quando sentir que toda a sua existência está concentrada num lugar em particular e não dispersa.

Luz no coração | Quando começar a sua meditação da manhã, sinta que você tem o coração e que você é o coração. Então, após algum tempo, sua consciência irá lhe dizer onde o coração está. Nesse momento, você irá se concentrar nesse ponto e sentir que esse é o único lugar para você se tornar o coração.

O nascer do sol no seu coração | Não importando em que hora do dia você esteja meditando, mesmo se for à noite, imagine o nascer do sol por alguns poucos segundos. Imagine que o sol está nascendo e irradiando luz dentro do seu coração. Ou você pode imaginar a mais bela e linda flor se abrindo e desabrochando, pétala por pétala, dentro do seu coração.

Tão logo veja o nascer do sol ou a flor, sentirá a luz ou a pureza do seu coração. Então, conforme inspirar e expirar, sentirá que a luz ou a pureza de dentro do seu coração aumentam. E quanto mais luz e pureza você sentir em seu coração, mais brilhante será o nascer do sol ou a flor. Após isso, tente sentir que você se torna o nascer do sol. Ou tente sentir que a flor-pureza dentro do seu coração desabrochou totalmente e você se tornou essa mais bela flor. Toda a sua existência, das solas dos seus pés ao alto de sua cabeça, é a própria flor. A beleza, a pureza, a fragrância da flor é você todo.

Do nascer do sol ou da mais bela flor que você se tornou, a luz irá se irradiar e a pureza irá se espalhar. Quando a luz e a pureza se espalham, elas entram naqueles ao seu redor. Dessa forma, você pode meditar mais no coração. Não sinta que tem que ir para o coração. Apenas sinta que você é o coração.